Bolo proteico de laranja

Mais uma para o Hall das receitas mágicas! Somente 5 ingredientes, super nutritiva e saborosa!

Receita original da Rita Lobo disponível aqui.

Ingredientes:

  • 8 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar (usamos o demarcar orgânico, se preferir uma versão “low carb” pode substituir por xylitol/eritritol)
  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 200 g)
  • raspas de 2 laranjas
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte com manteiga uma fôrma redonda, de fundo removível e 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo (ou com a própria farinha de amêndoas no caso do bolo sem glúten), chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo a claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela grande – se um ovo estiver estragado, você não perde a receita.
  3. Junte às gemas o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture bem com o batedor de arame até formar um creme. Reserve.
  4. Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente até ficar firme.
  5. Misture a farinha de amêndoas ao creme de gemas. Acrescente ⅓ das claras em neve e misture bem com a espátula para incorporar. Junte o restante das claras e misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, mas sem demora – o bolo não leva fermento, é o ar das claras em neve que vai dar leveza e fazer a massa crescer.
  6. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para verificar espete um palito no centro: se sair limpo está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda.
  7. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar, a massa é delicada e pode quebrar – como não leva farinha nem fermento, o bolo murcha levemente ao sair do forno, não se assuste é assim mesmo. Depois que absorver a calda, ele incha novamente.

A receita original da Rita Lobo inclui a calda descrita abaixo, por isso o bolo leva o nome de “Bolo Encharcado”. Como queríamos um bolo mais simples para o lanche optamos por ele sem calda mas se quiser um bolo mais especial para servir como sobremesa faça a calda também!

PARA A CALDA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de caldo de laranja peneirado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 laranja em gomos para decorar

MODO DE PREPARO

  1. Numa panela pequena, misture o açúcar com o caldo de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira a calda para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para esfriar.
  2. Assim que estiver frio, abra e retire o aro da fôrma; cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Com cuidado, passe uma faquinha para descolar o fundo da fôrma. Desvire o bolo num prato de bolo fundo (ou com borda alta) –  lembre-se que esse bolo é encharcado, com muita calda.
  3. Fure toda a superfície do bolo com um palito de dentes e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo – dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. O bolo leva cerca de 4 horas para absorver toda a calda e ficar encharcado. Decore com os gomos de laranja e sirva a seguir.

Obs: se preferir, deixe o bolo absorver toda a calda de um dia para o outro na geladeira. Ele fica ainda mais gostoso!

Article Categories:
Pratos doces

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *