Empanadas integrais

empanadasReceita do blog panelaterapia.com:

Ingredientes:

  • 3 col sopa cheias de farinha de trigo (substitui por farinha integral)
  • 1 col sopa manteiga gelada picada em cubinhos
  • 3 col sopa água (a receita original diz quente, eu usei gelada!)
  • 1 col café (bem pequena) de fermento em pó
  • pitada de sal

Modo de preparo:

Pre-aqueça o forno a 180oC.

Misture tudo até formar uma massa homogênea, pode ser que voce precise acrescentar um pouquiiinho a mais de água ou farinha para chegar no ponto ideal, que é aquele que a massa desgruda das mãos e forma uma bola). Embrulhe a massa com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 20 minutos (eu deixei por 4 horas pois precisei parar a o preparo “no meio” e o retomar depois!)

Abra a massa com um rolo. Voce pode improvisar com uma garrafa caso não tenha rolo! Corte em círculos com um molde ou pode improvisar com uma xicara ou copo pequenos. Essa é uma “mini-receita” rende 7 empanadinhas! Voce pode dobrar as quantidades se preferir.

Coloque o recheio de sua preferência em cada circulo (eu fiz 2 tipos, ricota com espinafre e carne moida com tomate). É bem pouquinho, senão a massa nao fecha! Feche as empanadas com o auxílio de um garfo. Pincele gema em cima para que fiquem douradas.
Coloque em uma forma untada ou com papel manteiga ou folha de silicone. Asse por cerca de 20 minutos, ate que fiquem douradas.

 

 

 

 

 

Article Categories:
Pratos salgados · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *