Ghee ou Manteiga clarificada

paoO Ghee é muito utilizado na medicina Ayurveda e na cultura indiana. É fonte de vitamina A e ácidos graxos de cadeia curta que possuem diversas ações no intestino como: propriedades antiinflamatórias, redução da proliferação de bactérias e leveduras, aumento  do GLP1 (hormônio responsável pela saciedade) e redução da resistência periférica à insulina.

Porém, por ser uma fonte de gordura é bastante energético e por isso deve ser usada com moderação em dietas para emagrecimento!

Ingredientes: 

  • 1 pacote (250g) manteiga sem sal

 

Modo de preparo:

Corte a manteiga em pedaços e leve ao fogo em fogo médio, até que derreta e comece a ferver (FOTO 1).

Abaixe o fogo. A espuma que se formará na superfície é a parte proteica do leite, se quiser uma manteiga sem a proteína do leite baste retirar essa camada com o auxílio de uma colher ou escumadeira (FOTO 2).

Deixe ferver alguns minutos  (FOTO 3) até que se formem cristais no fundo da panela, é a lactose, o acúcar do leite, se caramelizando (voce vai sentir um cheirinho de caramelo!). A lactose vai ficar no fundo da panela. Retire do fogo, aguarde esfriar e coe com cuidado (FOTO 4) para que a lactose permaneça na panela (FOTO 5) . Pode ser armazenada na geladeira ou temperatura ambiente.

 

 

ghee1

FOTO 1

 

ghee2

FOTO 2

 

ghee3

FOTO 3

 

 

ghee4

FOTO 4

 

ghee5

FOTO 5

Article Tags:
Article Categories:
Geral · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *