Iogurte Caseiro

iogurteEssa receita conheci no Blog da Mimis há algum tempo! Desde então só tenho tomado iogurte assim, sem aromatizantes ou corantes artificiais. Além de ser bem mais econômico, 1 pote de iogurte rende 1L! É muito versátil, fica uma delicia com granola ou aveia e pedaços de frutas, puro com um pouquinho de mel ou agave ou batido com frutas congeladas formando um refrescante smoothie!

Receita do Iogurte caseiro, ou Coalhada:

-1 L de leite (A Mimis recomenda 2L de leite mas gosto mais de utilizar 1L, prefiro a consistência final)

-1 pote de iogurte natural (170g aproximadamente)

–> Para fazer o iogurte sem lactose é só utilizar o leite sem lactose (há diversas marcas disponíveis) e o iogurte natural sem lactose da marca Danúbio.

–> Se fizer com leite e iogurte desnatado, fica mais ralo, com semi-desnatado ou integral fica mais consistente.

 Modo de preparo:

Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite por 10 segundos, ponto em que o leiet está bem quente mas sem queimar seu dedo. Coloque o pote de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe  bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Se você gosta mais consistente, basta você retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Article Tags:
Article Categories:
Geral · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *