Leite de avelã

photo 2Os leites vegetais são uma alternativa para pessoas intolerantes à lactose, alérgicas a proteína do leite de vaca, veganos, ou simplesmente para quem deseja reduzir o consumo do leite de vaca. Os leites de oleaginosas são fontes de proteina, gordura monoinsaturada e diversos minerais, incluindo o calcio (apesar de possuírem menos cálcio que o leite de vaca, esse mineral é muito bem absorvido). Os meus preferidos são de avelã e amêndoas!

A receita é bem simples. Basta deixar as avelãs (ou amêndoa, castanhas do Pará, caju, macadâmia..) de molho em água filtrada por no mínimo 8h. Escorra essa água e coloque as avelãs no liquidificador com água filtrada, na proporção 1:4, ou seja, para 1 xíc de avelã, 4 xícaras de água (se quiser um sabor mais intenso pode colocar menos água). Bata e depois coe o leite. Eu uso uma redinha propria para coar, mas se voce não tiver pode utilizar um pano de prato limpo. Voce pode tomar puro, aromatizar com especiarias como canela e baunilha, bater com cacau, frutas…use a criatividade!!

O bagaço que sobra é muito nutritivo! Coloque em uma assadeira, leve ao forno, mexendo de vez em quando, até que fique seco e forme uma farinha, que pode ser usada em inúmeras receitas como bolo, panqueca, farofa!

O leite pode ser armazenado na geladeira por 3 dias.

Article Tags:
Article Categories:
Geral · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *