Massa fresca

 massaIngredientes

  • 200g de farinha (usei 100g farinha de trigo branca e 100g farinha de trigo integral)
  • 2 ovos
  • sal a gosto
  • 1 col chá azeite

Ps: Essa quantidade foi suficiente para 3 porções bem servidas. Voce pode aumentar ou diminuir a quantidade mantendo a proporção: Para cada 100g de farinha, 1 ovo.

Modo de preparo:

Quebre os ovos em uma tigela, acrescente o azeite e bata ligeiramente.

Em uma superfície limpa e enfarinhada, coloque a farinha e o sal, misture, faça um  “montinho” e abra um buraco, coloque os ovos no centro. Vá incorporando a farinha aos ovos, sovando a massa, até chegar a uma textura que seja possivel abrir com um rolo. Acrescente mais farinha se necessário. Corte a massa ao meio, deixe em um recipiente coberto com papel filme descansando por 10 minutos.

Se voce não tiver a máquina de fazer macarrão, abra a massa com um rolo e corte no formato desejado. Se optar por spaguetti ou talharini, o ideal é manter os fios do macarrão suspensos, pode improvisar um varal, como eu fiz com esse suporte da parede da minha cozinha.

massa varal

Eu uso essa maquina de macarrão: http://www.shoptime.com.br/produto/109154513/fabrica-de-massa-la-cuisine?DCSext.recom=RR-item_page.rr1-ClickEV&nm_origem=Rec_Product_rr1&nm_ranking_rec=2

Dividi a massa em pedaços, abri com o rolo para deixar fino o suficiente para começar a passar na maquina, e passei cada pedaço cerca de 4 vezes, primeiro no nivel 4, depois no 3, até ficar na espessura que eu queria. Depois passei no cortador da maquina e fui deixando os fios no meu “varal”.

Coloquei a massa em água fervente com sal, não marquei o tempo mas é rápido, creio que tenha sido menos de 5 minutos. Depois é só colocar o molho de sua preferencia.

Bom apetite!!

 

Article Tags:
Article Categories:
Pratos salgados · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *