O clássico Tiramisu

Na minha lua de mel, comi em Veneza um Tiramisu inesquecível! A clássica sobremesa italiana feita de forma artesanal com ingredientes super especiais…Saborear cada colherada passeado naquela cidade linda foi um momento marcante da viagem. Vejam que incrível esse lugar, recomendo muito para quem estiver por lá: I TRE MERCANTI.

Foto que tirei enquanto comia meu Tiramisu!

Desde então esse doce tem pra mim uma memória afetiva. Inspirada por essa experiência criei a receita do meu tiramisu. Para mim, a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença quando fazemos uma sobremesa. Muitas vezes nem precisamos de tanto açúcar porque os demais sabores do doce já são tão deliciosos que muito açúcar  esconderia todos esses sabores! Ela não é light pois é feita com creme de leite (senão não seria o clássico tiramisu né?) mas é mais saudável por ser natural, não possui aromatizantes/conservantes/gordura trans…  até mascarpone eu mesma fiz! Usei açúcar mascavo orgânico para o biscoito e açúcar demerara orgânico para o creme mas se voce quiser fazer sem açúcar pode substituir por xylitol ou eritritol).

Vamos à receita?

Para o biscoito:

1 ovo

1/3 xic óleo de coco

1/2 xic açúcar mascavo

3/4 xic aveia em flocos (para receita sem glúten usar aveia sem glúten)

1/2 xic farinha de amêndoas

3/4 xic mix de farinha sem gluten (se preferir pode substituir por farinha de trigo branca ou integral)

2 col chá nozes trituradas (ou outras castanhas)- opcional

1/2 col chá bicarbonato de sódio

pitada de sal

Pitada de canela- opcional

Modo de preparo:

Em um tigela bata com um fouet o açúcar e o ovo, acrescente o óleo e depois os demais ingredientes aos poucos, deixando o bicarbonato por último. Unte as mãos com óleo de coco para não grudar. Molde os biscoitos no formato que preferir e coloque em uma forma untada ou coberta com papel manteiga ou folha de silicone. Leve ao forno preaquecido a 180 graus até dourar (cerca de 20 minutos). Retire do forno e de preferencia deixe que esfriem sobre uma grade (para que a parte de baixo esfrie também). Depois de frio armazene em recipiente fechado.

Eles ficarão assim:

Chantilly:

Ingredientes:

250ml de creme de leite fresco (usei o  lac free da Verde Campo)

1 a 2 colher de sopa de açúcar demerara (depende do seu paladar)

Deixe o creme de leite no freezer por 10 minutos. Coloque no bowl da batedeira com o açúcar, bata por 1 minuto na velocidade máxima, reduza para vel. media e bater até atingir o ponto. Colocar no congelador por 3 minutos para estabilizar o chantilly. Uma parte será usada para o creme o resto você usará para cobrir o doce.

Creme:

2 gemas

2 col sopa açúcar demerara

1/2 xicara mascarpone em temperatura ambiente (fiz o mascarpone em casa, usando a receita da Raiza Costa. É muito simples, voce só precisa de creme de leite e limão. Confira a receita aqui )

1 xícara de chantilly

1 col chá extrato de baunilha (não vale usar a essência hein? É muito artificial!!)

Em uma tigela, bata com um fouet as gemas com o açúcar. Acrescente a baunilha e o mascarpone e bata mais um pouco.  Incorpore lentamente o chantilly.

 

MONTAGEM:

Passe os biscoitos em 1 xícara de café forte e frio. Aperte eles dentro de taças ou de um pirex grande. Depois de completar essa camada coloque uma camada do creme. Leve ao freezer por uns 10 minutos para que o creme fique firme. Se quiser faça uma nova camada de biscoitos e mais uma camada de creme. Na foto eu fiz apenas 1 camada de cada. Retire do freezer e cubra o creme com o chantilly puro. Por cima, polvilhe cacau em pó. Coloquei também nibs de cacau (que é amargo e crocante e riquíssimo em antioxidantes!)

Armazene na geladeira. Quanto mais geladinho estiver, melhor!

 

 

Article Tags:
·
Article Categories:
Pratos doces

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *