Torta integral de maçã

Uma torta 100% integral, sem açúcar (nem adoçante) e com muito, muito sabor!

Ingredientes

  • 2 xic farinha de trigo integral
  • 3/4 xic água fervente
  • 1/4 xic óleo (usei de milho)
  • 1 col chá fermento em pó
  • pitada de sal
  • 8 maçãs fuji
  • canela à gosto

Modo de preparo

Para a massa:

Em uma tigela, coloque a farinha, fermento e sal e misture. Acrescente o óleo e a agua, amasse com as mãos até formar uma massa homogênea. Molde em formato de bola e deixa na geladeira por 30 minutos. Após esse tempo, forre uma forma de tamanho médio (de preferencia de fundo removível) ou varias forminha de tartelete. Distribua a massa na forma e aperte bem, pra ficar fina (se ficar grossa não fica crocante). Faça furos na massa com um garfo. Leve ao forno preaquecido a 180oC até que doure (cerca de 20-30minutos) mas não doure muito pois ela ainda vai voltar ao forno com o recheio!

Enquanto ela assa, faça o recheio:

Descasque e retire o miolo de 6 maçãs. Pique em cubinhos. Coloque em uma panela e cozinhe até que fique macia. Se necessário adicione um pouquinho de água (eu não precisei, as maçãs já soltaram bastante água). Bata com um mixer para adquirir consistência de purê. Acrescente canela em pó a gosto.

Retire a massa do forno e cubra com o recheio. Para decorar, usei 2 maçãs com casca, fatiadas na lamina fina no mandolim. Esse é o segredo pra ficar com esse acabamento bonito e homogêneo! Corte as fatias ao meio, desprezando a parte do miolo, deve ficar com o formato de “D”.

Mas se você não tiver, fatie com a faca mesmo. Vá distribuindo as maçãs na torta, começando de fora pra dentro. As ultimas “pétalas”, do centro, devem ser as mais finas, pois elas precisam ser bem maleaveis pra você conseguir dobrá-las. Polvilhe canela por cima e se desejar, um pouco de açúcar mascavo, que vai caramelizar no forno.

Leve novamente ao forno preaquecido a 180oC por cerca de 20 minutos ou até que esteja dourada.

E pronto! Agora é só se deliciar!!!

Obs: Usei a receita do site www.tudoreceitas.com

 

Article Tags:
Article Categories:
Pratos doces · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *