Cracker de amêndoas e manteiga ghee

 

Esses crackers são opções perfeitas para lanchinho, super nutritivos, crocantes, saborosos e naturais. São ricos em fibras, gorduras boas e micronutrientes e possuem baixo teor de carboidrato!

Ingredientes:

  • 1 xic (chá) amêndoas cruas sem sal
  • 2 col (sopa) farelo de aveia (para receitas sem glúten usar aveia sem glúten)
  • 1 col (sopa) sementes (linhaça, chia, gergelim)
  • 3 col (sopa) água
  • 2 col (sopa) azeite
  • Temperos à gosto: usei sal rosa, açafrão, zaatar e alecrim

Modo de preparo:

Triture as amêndoas no processador. Coloque em uma tigela, acrescente os demais ingredientes e misture bem, pode utilizar as mãos. Distribua a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Cubra com outro papel manteiga e abra com um rolo. O ponto chave é a espessura da massa,  não pode ficar fina demais senão quebra e se ficar grossa não fica crocante! Retire o papel de cima. Corte no formato desejado (usei um cortador em formato de coração). Leve ao forno preaquecido a 180 graus até que fiquem dourados.

 

Manteiga Ghee

A ghee é feita a partir da manteiga tradicional, ao ser derretida ela se separa em 3 camadas: a espuma que sobe é a fração proteica (caseína), o líquido amarelo é a gordura e os cristais marrons que grudam no fundo da panela são a lactose. Ao retirar a espuma e a lactose obtemos a ghee, com um sabor e aroma maravilhosos, ótima digestibilidade e ótima opção de gordura para cozinhar.

Veja aqui o passo a passo de como prepará-la!

 

Nessa foto está outra opção de acompanhamento, creme de tofu! Basta bater no mixer o tofu extra soft com os temperinhos de sua preferência e um fio de azeite.

Article Categories:
Pratos salgados · Todos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *