Torta de morango com castanhas

Essa é uma das minhas receitas preferidas! Contém todas as características que acho importante em uma receita: ingredientes naturais e nutritivos, super saborosa, preparo prático e  aparência linda! Além de ser  muito versátil…a base e o recheio combinam perfeitamente com qualquer cobertura de frutas (como maracujá, goiaba, manga, abacaxi e outras frutas vermelhas). A versão de chocolate também fica incrível, veja a receita aqui.

Ingredientes

Para a massa:

  • 1 xic farinha de amêndoas
  • 1/2 xic farinha de castanha do pará
  • 1/2 xic noz pecan (ou outras oleaginosas)
  • 1 col sopa óleo de coco
  • 2 col sopa mel ou melado de cana

Recheio:

  • 1 xic castanha de caju crua
  • 1 xic iogurte natural (veganos ou alérgicos podem substituir por leite de coco)
  • 2 col sopa óleo de coco
  • 1/3 xic mel, açúcar mascavo ou de coco (a quantidade é relativa, depende do seu paladar. Vá acrescentado aos poucos e provando até chegar na doçura que te agrade)
  • 1 col chá extrato de baunilha

Modo de preparo

Massa:

Bata todos os ingredientes no processador até formar uma farofa bem triturada. Coloque em uma forma, aperte bem para ficar homogêneo e formar a base da torta (usamos uma forma de silicone redonda de 20cm de diâmetro. Se não for de silicone cubra com uma papel manteiga para facilitar na hora de desenformar). Leve ao forno preaquecido a 180oC por aproximadamente 10 minutos. Espere esfriar. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio:

Deixe a castanha de caju de molho por pelo menos 4 horas. Despreze a água do molho. Bata todos os ingredientes em um liqüidificador de alta potência. Comece na velocidade baixa, vá aumentando aos poucos. Pare de vez em quando e com o auxilio de uma espátula coloque todo o creme para o centro do liquidificador (porque ele vai se espalhando pelo copo do liquidificador. Bata bem até que forme um creme bem homogêneo. Coloque sobre a massa assada, dentro da forma mesmo. Leve ao freezer até que congele.

Retire do freezer, desenforme a torta e cubra com a cobertura de sua preferência. Na foto utilizamos geléia 100% frutas vermelhas e morangos fatiados. Para fazer essa decoração de morangos corte a “tampa” gordinha do morango e despreze. Fatie o morango no sentido longitudinal, desprezando a 1a e a ultima fatias, utilize só as do meio. Depois é só ir colocando um ao lado do outro, comece com o circulo maior de fora e depois vá fazendo os círculos menores, alternando o sentido do morango em cada círculo. Finalize com raspas de limão.
Se você servir uns 5 minutinhos após tirar do freezer ela estará na consistência de um “sorvetão”. Se demorar mais, o recheio ficará macio (ambos são gostosos, depende da sua preferência)! Se sobrar torta após servir é a mesma coisa: voce pode armazenar na geladeira (e terá um recheio macio) ou no freezer (e terá um recheio “sorvetão”). Caso opte por armazenar no freezer sugiro retirar os morangos e recolocar só na hora de servir por eles são mais gostosos frescos!
Outra sugestão seria fazer uma calda com framboesas ou amoras (só levar ao fogo em um panelinha com gotas de limão e um tiquinho de água. Cozinhar até reduzir um pouco. Pode deixar azedinha mesmo ou acrescentar açúcar/adoçantes naturais a gosto), colocar a calda sobre a torta e cobrir com as frutas vermelhas inteiras frescas.
  
   
Article Tags:
· ·
Article Categories:
Geral · Pratos doces

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *