Essa é uma das minhas receitas preferidas! Contém todas as características que acho importante em uma receita: ingredientes naturais e nutritivos, super saborosa, preparo prático e aparência linda! Além de ser muito versátil…a base e o recheio combinam perfeitamente com qualquer cobertura de frutas (como maracujá, goiaba, manga, abacaxi e outras frutas vermelhas). A versão de chocolate também fica incrível, veja a receita aqui.
Ingredientes
Para a massa:
- 1 xic farinha de amêndoas
- 1/2 xic farinha de castanha do pará
- 1/2 xic noz pecan (ou outras oleaginosas)
- 1 col sopa óleo de coco
- 2 col sopa mel ou melado de cana
Recheio:
- 1 xic castanha de caju crua
- 1 xic iogurte natural (veganos ou alérgicos podem substituir por leite de coco)
- 2 col sopa óleo de coco
- 1/3 xic mel, açúcar mascavo ou de coco (a quantidade é relativa, depende do seu paladar. Vá acrescentado aos poucos e provando até chegar na doçura que te agrade)
- 1 col chá extrato de baunilha
Modo de preparo
Massa:
Bata todos os ingredientes no processador até formar uma farofa bem triturada. Coloque em uma forma, aperte bem para ficar homogêneo e formar a base da torta (usamos uma forma de silicone redonda de 20cm de diâmetro. Se não for de silicone cubra com uma papel manteiga para facilitar na hora de desenformar). Leve ao forno preaquecido a 180oC por aproximadamente 10 minutos. Espere esfriar. Enquanto isso faça o recheio.
Recheio:
Deixe a castanha de caju de molho por pelo menos 4 horas. Despreze a água do molho. Bata todos os ingredientes em um liqüidificador de alta potência. Comece na velocidade baixa, vá aumentando aos poucos. Pare de vez em quando e com o auxilio de uma espátula coloque todo o creme para o centro do liquidificador (porque ele vai se espalhando pelo copo do liquidificador. Bata bem até que forme um creme bem homogêneo. Coloque sobre a massa assada, dentro da forma mesmo. Leve ao freezer até que congele.